"O mundo é uma escola, nós somos os alunos, a vida é uma sala de aula e cada dia é uma matéria a ser aprendida." Oliverique

terça-feira, 26 de abril de 2011

Data Comemorativa " Semana passada, véspera da Páscoa a EEF Almirante Tamandaré comemorava seus 70 ANOS ENSINANDO".

0 comentários
HÁ 70 ANOS ENSINANDO
Escola Almirante Tamandaré, em Guaramirim, completa sete décadas

Alunos, professores e diretores que fizeram parte da história da Escola de Ensino Fundamental Almirante Tamandaré, em Guaramirim, serão homenageados hoje. A escola completa 70 anos amanhã e, para marcar a data, uma série de eventos alusivos à comemoração são oferecidos aos alunos desde o início da semana, apresentando um pouco mais da história da unidade de ensino. Além de palestras com o historiador Daniel Graudin, profundo conhecedor da história de Guaramirim, uma exposição com fotos antigas está prevista para hoje, para ilustrar a trajetória da escola.

Fundada em 21 de abril de 1941, como Grupo Escolar Almirante Tamandaré, pelo intendente Agostinho Valentin do Rosario, a partir do Decreto de Criação nº 875, a escola é a segunda mais antiga da cidade (a primeira é a São José, no bairro Rio Branco) e iniciou com seis turmas e 297 alunos, com ensino da 1ª a 4ª série. Hoje conta com o ensino fundamental, da 1ª a 9ª série, e 738 alunos em 26 turmas. Segundo o diretor Altair José Aguiar, em todas as famílias guaramirenses há ao menos uma pessoa que estudou na escola.

Há dois anos na direção da Almirante Tamandaré, Altair foi aluno e iniciou sua carreira de professor na escola, em 1980. “É um orgulho estar na direção nesse aniversário de 70 anos. Meu pai foi aluno da primeira turma, meus tios estudaram aqui, eu estudei, assim como meus filhos, e tenho certeza que meus netos também farão parte dessa história”, diz.

O historiador Daniel Graudin, que tinha seis anos quando a escola foi inaugurada, considera a Almirante Tamandaré patrimônio de Guaramirim. Um marco do conhecimento e do ensino público na região: “A escola já é importante para o município por ser uma agregadora de conhecimento. Além de estar consolidada para os habitantes de Guaramirim, também é referência para o Estado”.

Daniel foi um dos convidados a contar a história da escola para os atuais alunos. Além de curiosidades e fatos históricos, ele levou diversas fotos antigas e instrumentos usados na época da fundação, como a lousa e a palmatória.

Saiba mais
O Almirante Tamandaré, patrono da marinha e que dá nome à escola de Guaramirim, chamava-se Joaquim Marques Lisboa. Ele foi almirante no período de 1864 a 1888 e reconhecido pelos relevantes serviços prestados à nação.

As homenagens ocorrem na própria escola, a partir das 9 horas. Tito Flávio da Fonseca discursará representando seu pai, Professor Urbano, primeiro professor da unidade de ensino. Esmeralda Chiodini falará em nome dos homenageados.