"O mundo é uma escola, nós somos os alunos, a vida é uma sala de aula e cada dia é uma matéria a ser aprendida." Oliverique

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Semana do " DIA DA PAZ" Caminhada pela PAZ

0 comentários


A escola estará participando com projetos direcionados ao tema PAZ( respeito a vida, rejeitat a violência, redescobrir a solidareiedade, ser generoso, ouvir para compreender e preservar o planeta. A escola participará no dia mundial da PAZ com um parciata nas localidades da escola explorando diverços temas sobre a PAZ no dia 07 de outubro de 2011. E convidamos a comunidade participar, vestindo roupas brancas e fazendo algo de bom em prô a Paz ao seu irmão, animais e ao nosso meio ambiente.
Os horários: Matutino( 8:00 hs), Vespetivo (15:30hs), saída da escola pelo portão lateral.

A Escola conta com a colaboração de todos para fazermos este dia um "DIA MUITO SIGNIFICATIVO PARA TODOS".

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

BULLYING!!!

0 comentários


Atualmente, uma das perguntas que mais vem sendo realizadas, principalmente por profissionais da educação é: como evitar o Bullying dentro das escolas? Mas o que quer dizer o termo bullying?
Bullying é a violência psicológica ou física, intencionais e repetidos praticados por um indivíduo ou por um grupo de indivíduos com a finalidade de intimidar ou agredir outro indivíduo ou grupo que são incapazes de se defender de tal agressão. Existem agressores e vítimas. Em muitos casos, o agressor, ou bullie, como é chamado, é ou foi vítima de billying provocado por outra pessoa ou grupo. Eles geralmente possuem a personalidade autoritária combinada com forte necessidade de controlar ou dominar. Se seu filho possui tais características, fique atento.
Para evitar problemas, os pais desempenham um papel muito importante. Devem estar atentos a quaisquer sinais que possam denunciar o bullying, já que seu filho pode estar sendo a vítima ou até mesmo vitimando alguém. Desta forma, os pais devem estar atentos a alguns fatores:
-Aumento de agressividade do filho, o que pode revelar que ele é o agressor, e assim não ter a consciência do sofrimento que causa em outra criança.
-Não se torne um hiper-protetor, mas vigie-o com maior atenção.
-Brincadeiras feita com outros amigos, e se possível, solicite aos professores o parecer deles.
Infelizmente os casos de bullying, geralmente não são acabam bem, sendo que é possível acompanhar pela mídia diferentes ocorrências causadas pela violência físico-psicológica, como por exemplo, suicídio de adolescentes. É por estes e outros motivos que os pais devem estar sempre atentos à mudança de comportamento do filho. Procure conversar com seu filho transmitindo confiança e o máximo de segurança possível. Caso ele não lhe informe nada, procure levá-lo um médico específico, como um psicólogo, por exemplo, pois seu filho pode não ter se sentido à vontade em lhe contar o problema que ocorre na escola.
Diariamente, pergunte ao seu filho como foi o dia na escola e analise a expressão e o olhar dele, pois, muitas vezes os pais sabem quando os filhos estão felizes ou não, se estão ou não mentindo, e estreite a relação de amizade com seu filho. Os sintomas que podem evidenciar que seu filho está sofrendo bullying na escola envolvem reações como dor de estômago e cabeça, vômitos e insônias frequentes. O isolamento, baixo rendimento escolar, conflitos entre irmãos e autoagressão também são provocados pelo bullying, assim tal problema podem ser percebidos quando há a atenção adequada voltada para seu filho.


A escola através de projetos, trabalhar a questão do Bullying na escola,apresentando a gravidade que o apresenta a sociedade principalmente a crianças e adolecentes. A escola Tamandaré contribui através de palestras durante esta semana.

Direção
Tamandaré

Dia 23 de Setembro as 18:15 início da tão esperada PRIMAVERA

0 comentários





PRIMAVERA

Do Latim “Primo Vere” – primeiro verão.


A Primavera é a estação do ano que sucede o Inverno e antecede o Verão. No hemisfério sul, é chamada de “Primavera Austral”, iniciando em 23 de setembro e terminando em 21 de dezembro.


A característica mais marcante da estação é o reflorescimento da flora e da fauna, um período propício para o acasalamento e a procriação de muitos animais. No Brasil, a chegada da Primavera ocasiona uma mudança no regime de chuvas e temperaturas. Em grande parte das regiões começam a aparecer as primeiras pancadas de chuva pelo final da tarde, resultado do aumento de calor e umidade característico da Primavera. No entanto, na região Sul ocorrem poucas alterações em relação à quantidade de chuvas; no Nordeste permanece a seca.

Em virtude da forte radiação solar, as temperaturas continuam aumentando na região Centro-Sul, entretanto, incursões de massas de ar frio também podem ocorrer.


Flores que se destacam na Primavera: manacá, azaléa, rosa, girassol, margaridinha, orquídeas, jasmim, hortênsia, helicônia, alamanda, clívia, gérbera, hibisco, gazânia, jasmim-estrela, lágrima-de-cristo, boca-de-leão, crisântemo, frésia, estefânia, narciso, violeta, dedaleira, dama-da-noite.

Dia 21 de setembro foi o Dia da Árvore

0 comentários



A escola Tamandaré, parabeliza esta emensa dadiva de Deus ao seres humano.

Imunização da Escola Tamandaré

1 comentários
A escola, preocupada com o bem estar dos alunos e corpo docente, passa anualmente pelo processo de imunização contra os insetos e animais indesejados.




A escola Tamandará tem o compromiso de disponibilizar á todos um ambiente de estudo e trabalho com qualidade de vida.

Atenciosamente
Direção Tamandaré

Momentos "Exposição da Feira de Ciências" que aconteceu no dia 17/09/2011

0 comentários
Feira de Ciências da Escola Almirante Tamandaré Aqui podemos apresentar para a comunidade os trabalhos desenvolvidos pelos alunos, cada trabalho teve seu objetivo, também podemos apresentar o potencial, capacidade, interesse e habilidade do alunos. Parabéns a todos os alunos pelo empenho e ao professores pela dedicação, sem a colaboração de todos não poderia sair com tanto sucesso. Parabéns!! A direção agradece a Todos! " Ser professor é muito exigente, está nas nossa atitudes fazer a diferença!"

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Dia Sete de Setembro. Dia da Independência do Brasil.

0 comentários
O Sete de Setembro
Em 2 de setembro, as novas ordens vindas de Lisboa chegaram ao Rio de Janeiro. D. Pedro estava em São Paulo, com o objetivo de resolver disputas pelo controle da Junta provincial paulista. A princesa D. Leopoldina e o ministério de José Bonifácio, tomando conhecimento das últimas notícias vindas de Portugal, resolveram enviar as ordens das Cortes, juntamente com cartas da princesa, dos ministros e de sir Chamberlain, representante inglês no Rio de Janeiro. O correio alcançou D. Pedro, no dia sete de setembro de 1822, às margens do riacho do Ipiranga. Ao receber os decretos e a correspondência, proclamou a Independência, retirando de seu chapéu as fitas com as cores vermelha e azul das Cortes portuguesas. Formalizava-se a separação entre Brasil e Portugal.

Imagem 1Na visão da historiografia romântica do século XIX o dia sete de setembro foi escolhido para marcar o momento de nossa emancipação política, apesar da Independência ter se concretizado, na realidade, em agosto, com os manifestos de Gonçalves Ledo e José Bonifácio, e com o decreto de D. Pedro declarando inimigas as tropas portuguesas que aqui desembarcassem. A concepção da historiografia romântico - oficial pode ser observada no quadro do pintor Pedro Américo, que retrata o sete de setembro sob uma visão heróica. Nele, D. Pedro, no alto da colina do Ipiranga, envergando uniforme de gala e montando em um belo cavalo, acompanhado de seus dragões erguia a espada e gritava solene: "independência ou morte". A cena, que passou para a História como a imagem oficial e marco simbólico da nossa Independência, não reflete o que ocorreu de fato.




No Rio de Janeiro e nas províncias próximas, a Independência foi saudada com entusiasmo. Absolutistas, aristocratas e democratas, que incentivaram o rompimento com as Cortes, acreditavam poder, a partir desse momento, realizar seus projetos políticos. Para os absolutistas, o sete de setembro significava a derrota das forças constitucionalistas em Portugal, que limitavam o absolutismo do rei. Para os democratas, o ato do Ipiranga representava o início de mudanças mais profundas, permitindo a possibilidade de implantação no Brasil de um governo constitucional, em que "a vontade do maior número deve ser a lei de todos". Para os aristocratas, a Independência era a garantia das vantagens conquistadas desde a instalação da Corte no Rio de Janeiro.

Apesar da intensa agitação que ocorria no Rio, as populações rurais do interior mantinham-se indiferentes e mal - informadas sobre os acontecimentos. Segundo relatos do naturalista Saint-Hilaire, em suas viagens pelo vale do Paraíba paulista ..."as revoluções que operam em Portugal e no Rio de Janeiro não tiveram a menor influência sobre os habitantes desta zona paulista; ... a mudança de governo não lhes fez mal nem bem,... A única coisa que compreendem é que o restabelecimento do sistema colonial lhes causaria danos, porque se os portugueses fossem os únicos compradores de seu açúcar e café, não mais venderiam suas mercadorias tão caro quanto agora o fazem."

No dia 12 de outubro de 1822, aplaudido por uma multidão reunida no campo de Santana, no Rio de Janeiro, D. Pedro foi aclamado Imperador Constitucional e Defensor Perpétuo do Brasil, mas não fez o juramento da futura Constituição.

Desfile do Aniverśario Guaramirim de 2011

2 comentários




No dia 28, Guaramirim completa 62 anos de emancipação. Para não deixar a data passar em branco, o município é palco de uma série de eventos, que aconteceram durante todo o mês e continuam no fim de semana.

O tradicional desfile comemorativo está marcado para este domingo na rua Athanasio Rosa, no Centro. A festividade que deve contar com a participação de cerca de 60 a 70 entidades, como escolas, associações, sociedades e entidades, além de agricultores e representantes da indústria local.
A nossa escola EEF Almirante Tamandaré em homenagem a cidade, desfilou com algumas série que desfilaram com diverso temas e projetos executados, como o Lego que hoje é uma ferrameta que auxilia no ensino aprendizado dos alunos, também esteve presente a nossa fanfarra muito prestigiada.

A escola agradeçe a participação de todos o alunos envolvidos e professores pelo sucesso do evento das comenmorações do 62 anos de emancipação de Guaramirim.
Grata
Direção