"O mundo é uma escola, nós somos os alunos, a vida é uma sala de aula e cada dia é uma matéria a ser aprendida." Oliverique

A escola

Apresentação da Nossa Instituição Educacional 
" EEF Almirante Tamandaré"


    A Escola de Ensino Fundamental Almirante Tamandaré, situada na Rua 28 de Agosto, 1194, Centro no Município de Guaramirim, Estado de Santa Catarina. A origem de nossa clientela constitui-se em sua maioria de migrantes, com valores culturais que diferem das famílias nativas de Guaramirim. A Unidade atende alunos dos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz, Imigrantes, Nova Esperança. Ilha da Figueira, Vila Freiras, Beira-Rio, Loteamento Schmidt e parte do Centro do Município.

    A escolha do nome "Almirante Tamandaré" para a escola foi devido a um costume da época com o intuito de homenagear os grandes vultos da história do Brasil, dando seus nomes as obras públicas. Almirante Tamandaré, assim chamado Joaquim Marques Lisboa, foi homenageado devido a sua atuação como Almirante da Marinha Brasileira no período de 1864 a 1888.

    A Instituição foi fundada em 21 de abril de 1941 com o nome de Grupo Escola Almirante Tamandaré. Contava na época com 297 alunos regularmente matriculados e distribuídos em oito turmas. Seu primeiro diretor foi o Senhor Nicolau Destri Napoleão. Em 1971 com o Decreto n°. SEE/80 de 25 de fevereiro de 1975, passou a chamar Escola Básica Almirante Tamandaré, atendendo alunos de 1ª a 8ª séries.

    A portaria SED 0017 de 28 de março de 2000, alterou a identificação da instituição de ensino da rede pública estadual de Escola Básica Almirante Tamandaré para Escola de Ensino Fundamental Almirante Tamandaré. Atualmente a Unidade Escolar possui 719* alunos,distribuídos em 24* turmas nos turnos matutino e vespertino.

    Agradecimentos a Todos os Alunos e a Comunidade pela participação desta Instituição visando com Responsabilidade seus compromissos com a educação dos alunos.

ObrigadaEEF. Almirante Tamandaré


*Os números serão alterados;

5 comentários:

  1. Estudei no primário nessa escola. Com as professoras Jovelina e Osvaldina. Elas ainda estão em exercício? Lembro também do Seu Tito que trabalhava na secretaria.
    Saudades!

    ResponderExcluir
  2. Artur Sichmann e Urbano Teixeira foram dois dos primeiros professores deste Grupo Escolar

    ResponderExcluir
  3. Estudei de 1957 a 1964, saudades Urbano Teixeira era o Diretor à época!!!

    ResponderExcluir

Comente nossas postagens, basta escrever na caixa de texto abaixo!!!